terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E-Fólio B Psicologia do Desenvolvimento II - Projecto Geração Sénior

“PROJECTO GERAÇÃO SENIOR” 1) Objectivos: Este Projecto de adesão voluntária é dirigido aos seniores do Baixo Alentejo, e tem um carácter interventivo para atenuar/retardar o impacto desenvolvimental das perdas que acompanham os seus processos de envelhecimento. É localizado no baixo Alentejo, mais propriamente no concelho de Odemira, abrangendo os interessados em todas as freguesias limítrofes, e é co-financiado na seguinte proporção: fundo social europeu 60%; autarquia local 30%; empresas locais 10%. Também pretende objectivar a adopção de medidas compensatórias para fazer face a uma previsível evolução desfavorável de certas variáveis biológicas como a perda de acuidade sensorial, a diminuição de velocidade de processamento da informação que surge como um factor imprescindível no combate a concepção fatalista de que à velhice corresponde a perda de capacidades de compreensão e de aprendizagem. Para além do objectivo principal acima referido, dirigido aos seniores nestas comunidades isoladas do Alentejo, visa simultaneamente criar alguns postos de trabalho atenuando o desemprego local, e ainda travar a desertificação das gerações mais jovens para as grandes urbes. Dirige-se a todos os seniores interessados, (em seu entender ou dos seus familiares), capazes física ou intelectualmente, em contribuir com a sua experiência de vida, integralmente (de forma autónoma) ou parcial (com ajuda de profissionais) em actividades laborais e lúdicas, prolongando assim as suas capacidades sensoriais psicomotoras, contrariando a inactividade, o isolamento, a degeneração biológica e suas hipotéticas percas cognitivas. 2) Fundamentação: Falar em competência associada ao processo de envelhecimento significa falar num constructo complexo que se cruza com outros conceitos de âmbito geral como capacidade, actividade ou sucesso (paul, 2001) . A competência é definida como a capacidade do indivíduo para realizar adequadamente aquelas actividades habitualmente consideradas como essenciais para a existência, podendo assim ser tomada como sinónimo de autonomia (Pushkar, Arbuckle, Naag, Conwa,& Chaikelson, 1997). Nasterpasqua (1989) define este constructo realçando que a competência refere-se à capacidade individual para lidar com os desafios da vida, o que inclui a consideração de variáveis de tipo cognitivo, emocional e social, enquanto Eisemberg & Fabes(1992) especificam que a competência social depende da presença de características psicológicas, como a inteligência, a personalidade ou estilos de coping que funcionam como facilitadores para a promoção de interacções sociais e para a criação de redes de suporte social alargadas. Lawton (1999) sugere uma hipótese a que chama hipótese da Docilidade ambiental, segundo a qual, a influência do ambiente no comportamento dos indivíduos está directamente relacionada com a sua competência, isto significa por exemplo que os idosos saudáveis e competentes terão tendência a escolher actividades e contactos num largo espectro ambiental, enquanto para os idosos menos competentes, a proximidade geográfica dos seus pares, como por exemplo os vizinhos, pode ser o único factor determinante na escolha dos amigos, oportunidades de lazer, ou de contactos sociais. Também a inactividade dos reformados demonstra um declínio acentuado na circulação sanguínea cerebral, obtendo assim resultados insatisfatórios, em testes cognitivos. Sobre as competências da vida diária, Baltes & Carstensen(1999) sugerem uma explicação centrada em factores de natureza essencialmente psicológica, defendendo que a dependência dos seniores não decorre automaticamente de problemas relacionados com o envelhecimento biológico, mas que deve ser antes vista como uma consequência de condições sociais e individuais específicas. Essa dependência pode ser aprendida , por meio da qual o senior consegue evitar a solidão e exercer um controlo passivo sobre o ambiente. Barreto (1984) demonstrou num estudo longitudinal efectuado em Matosinhos, que o processo de progressivo desligamento social, é mais frequente nos reformados casados, acompanhado de uma forte ligação ao cônjuge, e que no género masculino toma rapidamente a forma de dependência. Mas esta pode também surgir na sequência de um empobrecimento funcional, conforme relata Heikkinen (2000)onde a relação entre o aparecimento nos idosos, de estados depressivos, e a inabilidade para a execução das tarefas da vida diária, são indissociáveis. Este tipo de projecto pode fazer toda a diferença, tendo em conta a importância da variável saúde/doença no envelhecimento que está na origem da distinção clássica entre envelhecimento normal ou primário que não implica a ocorrência de doença, e o envelhecimento patológico ou secundário que é aquele em que à doença, e esta se poderá tornar a causa que pode levar à morte. Também nestas idades, conforme relata Salthouse (1989/99) existe nestes indivíduos, um abrandamento nas capacidades cognitivas, fruto de um défice na propagação da informação ao nível do sistema nervoso central, que reduz a sua velocidade. Aliando a tudo isso os défices sensoriais, como são a perda da visão, audição, mobilidade, etc., as suas perdas tornam-se não só quantitativas mas também qualitativas. Contrariamente, os seniores que aderirem a este projecto, serão estimulados intelectualmente, e terão grosso modo de assumir as participações diárias, que os obrigarão a deslocações, ás actividades e formações específicas, ás responsabilidades por cada um assumidas no projecto, sendo tudo isso também uma forma indissociável de fazer exercício físico, ou seja “mente sã em corpo são”. O facto de se tornarem pró-activos, e integrados nas comunidades onde nasceram e viveram, dará também a estes seniores, satisfação de viver, um bem-estar psicológico, garantes de um envelhecimento mais digno, solidário, personificado, e claro está, exemplos a seguir, não só no concelho, mas quiçá por todo o nosso interior desertificado… 3) Destinatários: Os seniores do concelho e zonas limítrofes, com perfil e aderentes ao projecto. Os profissionais selecionados e habilitados para o projecto, tendo primazia os com domicílio local. As empresas locais envolvidas no projecto. A autarquia de Odemira e todos os seus serviços públicos. Todo o particular que solicite o projecto, mediante acordo prévio com os responsáveis. 4) Recursos humanos m/f: Dois(2) seniores encartados (Carta de condução profissional de passageiros); dois (2) jardineiros/hortelãos (seniores); quatro (4) formadores qualificados nas actividades propostas; dois (2) funcionários administrativos; um (1) psicólogo; um (1) enfermeiro a tempo integral, e um (1) médico em tempo parcial (sénior ou não). 5) Espaços e recursos materiais: Um (1) veículo de transporte de passageiros (7 lugares) , e um (1) veículo misto As salas de formação serão cedidas gratuitamente em pólos da autarquia, e os materiais cedidos pelas empresas locais participantes. Quanto à jardinagem e horticultura, serão executadas em propriedade privada, sempre que requeridas. O apoio a creches e jardins de infância, serão específicos nos de administração autárquica em conjunto com os seus profissionais. 6) Acções: As actividades propostas serão a transmissão de saberes na preservação dos costumes locais em: - Cozinha e gastronomia regional (inclui formação certificada) - Artesanato local, suas técnicas e aplicações (inclui formação certificada) - Artes representativas Música, canto, teatro, (inclui formação certificada) - Jardinagem e horticultura (inclui formação) - Restauro em utensílios e equipamentos, com o intuito da preservação das tradições locais (inclui formação) - Apoio em creches e jardins de infância a cargo da autarquia. Referência Bibliográfica: Fonseca, A. (2006). O envelhecimento. Uma abordagem psicológica. Lisboa:Universidade Católica. S. D. de Rana, 9 de Janeiro de 2013

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