quinta-feira, 29 de abril de 2010

E – FÒLIO B (Parte III)
Crescer na Idade do Silício, a Realidade Virtual dos Adolescentes
As novas Tecnologias em especial a Internet, vieram contribuir para que os Jovens, cada vez mais cedo, sejam “dependentes” dos computadores, onde passam maior parte do tempo, não só com fins académicos, mas principalmente com fins lúdicos. A massivação dos jogos On-line (*2MMOG), bem como a fruição das redes sociais, leva os Adolescentes a passar cada vez mais tempo nessas realidades virtuais. As possibilidades que têm também de assumirem outras Identidades nesse universo, permite uma Comunicação gratificante mesmo ao mais tímido ou rejeitado socialmente.
Há quem atribua nocividade a estas dependências, para os jovens, mas também há quem pense de forma contrária. Pois se as suas utilizações podem levar ao isolamento pessoal e social, e anedonia do mundo real, por outro lado poderão também “fortalecer” as capacidades cognitivas, de inter-relações Psicossociais, e até no combate ao Stress.

Novos Perigos no Universo dos Adolescentes: O Cyber-Bollying
A utilização das novas Tecnologias também podem criar cenários persecutórios entre os Jovens, através do Cyber-Bollying efectuado por alguém mais forte, que persegue, ameaça ou amedronta os mais vulneráveis. Isso poderá levar os Jovens, a um mal-estar pessoal e social, que poderá culminar em graves problemas de saúde física e mental, inclusive o suicídio. Estes últimos, poder-se-ão sentir “encurralados” nessas ameaças cibernéticas, sem interlocutor no universo adulto que os ajude ou compreenda.

Novas Tecnologias: Novos Desafios e Oportunidades para os Jovens
O Boom das Novas Tecnologias, surgido na década de 90, veio de certa forma beneficiar os jovens, muito melhor preparados para “explorar” e “desenvolver” essas novas ferramentas, sem modelos adultos de referência.
Essas técnicas aplicadas nas áreas, académica, profissional, científica, entre outras, antevêem desafios universais onde as novas gerações terão forçosamente um papel crucial.
Resta aos políticos, ás Famílias, bem como as Comunidades envolventes, estarem alertas, e arreigarem objectivos bem definidos, para fazer face a esses emergentes desafios.

Síntese
A Adolescência representa um espaço e um tempo onde os Jovens através de momentos de crescimentos diversificados, reintegram o seu passado e infância numa nova esfera. Esta reestruturação implica a opção por valores, a orientação sexual, a descoberta da Identidade, a decisão vocacional e a integração social. Este processo apoia-se também em retrocessos, com vontade de voltar a ser criança, sozinho, com o melhor amigo, com e contra os pais, e “ladeado” pelos seus ídolos. Assim falamos de Adolescências, cada uma com a sua infância, a sua fase de Maturação, a sua época, a sua cultura e a sua história.
Embora a necessidade de relacionamento entre iguais, esteja sempre presente ao longo de todas as etapas do ciclo de vida, na Adolescência adquire um papel relevante no desenvolvimento psicológico do sujeito.
No campo da Psicologia do Desenvolvimento, a abordagem Interaccionista, realçada por Piaget e Erikson, é neste contexto, espelho do que aqui retratamos.

Notas
Estágios da Adolescência:
Adolescência inicial 11-14 anos, desenvolvimento físico, com predominância dos órgãos sexuais.
Adolescência intermédia 13-16 anos, predominância das capacidades cognitivas e auto reflectivas, apesar de ainda algum manifestado egocentrismo.
Adolescência final 15-21 anos, predominância no convívio social entre Pares.

Palavras-Chave

*1 TPS – Teoria de Perspectiva Social, Robert Selman,1980
*2 MMOG - Massive Multiplayer On-line Games
http://www.voki.com/php/viewmessage/?chsm=1a7c8f9d2f81a21b0d68c65edfd304a3&mId=455899

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