domingo, 28 de março de 2010

Parte II (Questionário)

1 – “No desenvolvimento dos músculos e da aquisição da mobillidade, a criança típica de dois anos é comparável a um chimpanzé bebé de dois meses, a um coelho de duas semanas e a um potro de duas horas.
O que explica estes ritmos diferentes de desenvolvimento?
1 – No meu simples entender, tal como enfatiza Darwin na sua Teoria da evolução, as diferentes espécies têm ao longo de milhares de anos delegado os seus genes através dos indivíduos mais capazes, melhorando-os de forma natural, com constantes adaptações aos meios e condições particulares de envolvência. O ser humano não foge dessa evolução, tendo desenvolvido de forma mais complexa as capacidades mentais e de cognição. Também, e por isso mesmo, a sua longevidade é maior que as dos outros seres aqui comparados.

2 – Henry Goddard, em 1912, estudou a genealogia de duas linhagens de dois ramos da família Kallikak. Um soldado da guerra americana teve dois envolvimentos amorosos: um com “uma mulher de bem”e com quem casou – os “bons” Kallikak e outro com uma rapariga clemente, empregada de uma taberna – os “maus” Kallikak. A mulher de bem deu-lhe sete filhos de “bom porte” e dos quais descenderam centenas de melhores tipos de seres humanos, médicos, advogados, negociantes e até reitores. A empregada de taberna deu-lhe um filho ilegítimo, mais tarde conhecido por velho terror . Nos descendentes dos maus Kallikak só encontrou ladrões de cavalos, prostitutas, alcoólicos e todos com um nível baixo de inteligência.
O que é que os estudos de Goddard tentaram provar?
2 – Tentam provar as teses de Arnold Gesell, na abordagem maturacionista, que atribui de forma hereditária uma exclusividade aos códigos genéticos no que diz respeito ao desenvolvimento humano. O conceito nature está aqui especificamente representado, em pelo menos 50%, visto que as heranças genéticas destes descendentes só espelham e acentuam as características maternas.

3 – Watson, em 1927, proclamou a sua famosa frase: “dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser, um ladrão ou um juiz, um pistoleiro ou um médico…comente esta afirmação.

3 – Watson criador da corrente behaviurista ou comportamentalista, defende que o ser humano é em primeiro lugar, o produto dos estímulos provenientes dos meios envolventes, sejam eles ambientais, culturais ou sociais, e comporta-se, reage e desenvolve-se consoante esses mesmos estímulos.

4 – A história de Victor Averon foi apresentada no filme famoso de F. Truffaut. O menino selvagem foi uma criança abandonada à nascença e criada com lobos. Quando a encontraram aparentava ter cerca de doze anos. Foi treinada e educada pela equipa do Dr. Itard. Conseguiu fazer algumas aquisições a nível da postura, da linguagem e conseguiu exprimir afectos. Contudo, não conseguiu atingir os níveis de desenvolvimento típicos da sua idade. Quais seriam os argumentos utilizados pelos defensores da hereditariedade e pelos defensores do meio ambiente relativamente aos progressos desta criança?
4 – Os defensores da hereditariedade iriam argumentar que apesar da criança ter sido criada pelos lobos, e que apesar do “atrofiamento” do seu desenvolvimento psicomotor, os seus Genes humanos mesmo assim permitiram-lhe ainda alguma evolutiva capacidade de aprendizagem.
Quanto aos defensores do meio ambiente, argumentariam exactamente o contrário, que o seu deficitário desenvolvimento fora motivado por ter sido criado num meio que não é o seu de raiz, não propício ás reais capacidades evolutivas da sua espécie, bem como a sonegação da aprendizagem entre pares.

5 – Qual terá maior influência no processo da aprendizagem, nature (relacionada com factores hereditários) ou norture (relativa à influência do meio ambiente)? Justifique a sua opinião.

5 – No meu simples modo de ver ambos os factores pesam no desenvolvimento da criança, mas creio ser mais relevante os meios envolventes que a rodeiam nos diversos estágios desde o seu nascimento, até porque os seus aprendizados resultam em grande parte das experiências de vida e das mimeses trocadas entre pares, apreendendo assim melhor ou pior, as regras e critérios socioculturais “impostas” no seus meios de inserção.

6 – Uma das formas de verificar até que ponto as crenças ou atitude estão enraizadas em cada um de nós é responder ás questões que se seguem. Assinale o seu grau de concordância relativamente a cada uma das afirmações com: Concordo; Concordo muito; Discordo; Discordo muito.

A - O sucesso ou insucesso das experiências de uma pessoa está realmente nas cartas. Afinal de contas a maior parte dos delinquentes juvenis não tem origem numa família onde os pais revelem uma tendência para a delinquência.
A - Discordo.
B – A motivação e o impulso determinam quem atinge um nível quase perfeito. A aptidão contribui. Afinal, Thomas Edison disse que a genialidade é1% de inspiração e 99% de transpiração.
B – Concordo muito.
C – John Locke, filósofo Inglês do século XVII, acreditava que, no nascimento a mente era uma tábua rasa. Esta opinião está assente na perspectiva behaviurista do desenvolvimento.
C – Concordo.
D – É importante consultar o meu horóscopo, especialmente se vou enfrentar situações que exigem decisões importantes.
D – Discordo muito.
E - Se quiser ter sucesso siga o conselho de ir viver para o litoral, pois aí o clima é mais propício à sua obtenção.
E - Discordo.
F – O comportamento é o resultado da hereditariedade a interagir com o meio a interagir com o tempo.
F – Concordo muito.

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